Quinta-feira, 21 de Março de 2019

Buscar  
Brasil

Publicada em 13/03/19 às 09:01h - 8 visualizações
Prédios das Igrejas do Carmo e do Horto são tombados pelo patrimônio cultural do município

P M U


 (Foto: P M U)

Um momento marcante para a comunidade da Igreja Nossa Senhora do Carmo ocorreu durante a missa realizada neste domingo à noite. Além da benção às crianças e às bíblias e orações para o ano da Catequese, os católicos presentes puderam participar de um ato importante para a comunidade: a entrega do decreto municipal que determina o tombamento do imóvel da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Conforme o pároco da igreja, Frei Raphael Rodrigues, a partir do trabalho de realização do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), constatou-se que o prédio não era tombado pelo patrimônio histórico e cultural do Município.

Com isso, foi necessária a aprovação por parte do Conselho Municipal de Cultura e, posteriormente, a assinatura do decreto nº. 091/2019 pelo prefeito Ronnie Mello, entregue neste domingo ao Frei Raphael Rodrigues. “Foi algo muito importante para a igreja do Carmo, pois além de servir para os católicos, o prédio também tem uma beleza incomparável para a cidade, pelo seu estilo gótico”, garantiu o frei Raphael Rodrigues.

O prefeito Ronnie Mello disse que a história e a representatividade da Igreja Nossa Senhora do Carmo são de alta relevância para a comunidade de Uruguaiana. “Por isso, a importância desse decreto que entregamos hoje”, ressaltou.

Além do tombamento do imóvel da Igreja Nossa Senhora do Carmo, o prédio da Igreja Nossa Senhora do Horto, também foi incluído no decreto nº. 091/2019. Com elementos do estilo Barroco Tardio é conhecida como Capela Militar e está localizada junto ao prédio da antiga Santa Casa de Caridade, situada na Rua Dr. Maia, Quadra 96.

Prédio

Em 1928, D. Hermeto José Pinheiro entregou aos carmelitas a então fundada paróquia da Imaculada Conceição, que começou a funcionar na própria Capela do Porto. Em 16 de julho de 1933 na solenidade de Nossa Senhora do Carmo, D. Antônio Reis, bispo de Santa Maria, lança a benção sobre a pedra fundamental do novo templo a ser levantado em substituição da capela.

A nova igreja de estilo gótico teria como titular Nossa Senhora do Carmo. O autor do projeto, arquiteto e diretor das obras foi o Ir. Mariano de São José. Em 31 de dezembro de 1934, o bispo diocesano D. Hermeto inaugurou a nave direita que serviria de capela provisória. Com essa inauguração, as obras pararam. Somente em 1º de julho de 1949 foram recomeçadas e concluídas em meados dos anos 1960.

O Padroeiro

O nome de Nossa Senhora do Carmo está totalmente ligado a região do Monte Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”). Foi ali, que os profetas Elias e Eliseu se refugiaram, tornando o lugar o cenário de um dos acontecimentos mais importantes do Antigo Testamento e onde se reuniram e juntos construíram uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora e por isso ganharam o nome de “Ordem dos Carmelitas”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Redes Sociais


55984465865

No Ar
UM VISTAÇO NA TROPA com UM VISTAÇO NA TROPA
Peça sua Música

  • Igor Munarim
    Cidade: Osasco
    Música: Shana Müller - No Rincão da Corticeira
  • Tizil
    Cidade: São Paulo
    Música: Domador louco
  • carioca
    Cidade: caxias
    Música: estou apaixonado Daniel
  • priscila magalhaes
    Cidade: porto alegre
    Música: victor e leo - senhorita / territoriosertanejo
  • Nair
    Cidade: canoas
    Música: ta na mesa - carlos benethi
  • marluci
    Cidade: uruguaina
    Música: ragaton alison
TEMPO EM URUGUAIANA
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 241782 Usuários Online: 29


Bate Papo

Digite seu NOME:


ZAP
Parceiros